Franquia: desafio para Franqueadores e Franqueados por Fábio Tonelli

Muitas pessoas me perguntam sobre Franquias, sendo assim, pedi para o Fábio Tonelli que é especialista na área escrever um artigo para esclarecer algumas dúvidas e dar algumas dicas para os leitores do blog, veja abaixo o artigo:

Numa época onde o Sistema de Franquias domina muitos setores e surge em segmentos nunca antes visto, fica claro o sucesso deste sistema de expansão.

Só no Brasil, são mais de mil marcas Franqueadas.

Se por um lado este é um indicador atraente, escolher uma Franquia para se associar, ou desenvolver um Sistema de Franquias para o seu próprio negócio,  exige muitos cuidados e um mínimo de conhecimento do assunto.

Uma coisa é certa,  o Sistema de Franquias hoje não é mais uma simples escolha, mas em muitos casos  a única saída para manter-se competitivo no Mercado.

O princípio é simples: vivemos num mundo global onde a tecnologia e a informação está ai para todos, o que facilita muito para um novo empreendimento, mas por outro lado a concorrência em alto nível e o mercado saturado impõe muitas exigências para quem vai começar ou quer ampliar o seu negócio.

Segundo Philip Kotler o guru dos negócios,  “A concorrência atual está principalmente ao nível do produto ampliado, ou seja, o que está sendo agregado ao produto final que irá superar as suas expectativas e não mais no que se produz simplesmente.

Via de regra,  é ai que um bom sistema de  Franquia se baseia; num produto ou serviço com algo a mais, diferenciado e que permite definir alguma vantagem competitiva perante seus concorrentes, além da replicação deste modelo.

E não é também somente isto:  pesa-se o fato,  que dificilmente você conseguirá concorrer num segmento dominado por grandes redes:  afinal,  é quase impossível  ter as mesmas condições com fornecedores e parceiros se você não tiver escala de compras e o mesmo ocorre com Marketing  e sua  força de vendas.

Assim, a Franquia é um excelente caminho para expandir e manter-se competitivo e uma forma muito mais segura  de começar um novo empreendimento em comparação a ter sua marca própria.

Mas como formatar sua Franquia, se quiser tornar-se um Franqueador,  ou como escolher certo uma  Franquia para comprar ?

Sinceramente não é uma resposta simples. Posso fazer uma  lista de cuidados e procedimentos a serem tomados, mas o assunto exige um conhecimento mínimo do sistema de Franquias, a Lei de Franquia, o mercado e acima de tudo muito pesquisa.

Afinal o mercado é muito dinâmico, assim como o sistema de Franquias vem evoluindo constantemente.

Uma Franquia pode ser ótima numa região e totalmente sem forças em outro lugar.

Você pode identificar  novas Franquias muito bem estruturadas, não tão conhecidas,que lhe darão  a falsa idéia de um negócio ruim e vice versa,  achar Franquias, com Marcas muito fortes no mercado, mas que estão em franca decadência.

Na outra ponta, formatar o seu negócio em Franquia é ótimo, mas são vários tópicos e estudos que deverão ser analisados cuidadosamente, um a  um.

E é ai que muitas novas Franquias têm-se perdido, ou seja: dedicam-se  fortemente num determinado assunto e deixam outras atividades totalmente desalinhadas.

É  importante  ter uma visão global e abrangente, cuidando de todos os pontos para não ficar nada de lado, tais como:

– modelo de negócio

– manuais

– contratos e circulares de oferta

– projetos arquitetônicos

– planejamento financeiro

– plano de expansão

– estrutura da Franqueadora

– plano de marketing

– suporte e treinamento

– pesquisa e desenvolvimento

E muitos outros assuntos e detalhes.

Mas não se acanhe, franquear é sem dúvida uma ótima opção, e provavelmente a que lhe trará maior sucesso.

O importante é desenvolver a escolha de sua Franquia, ou a formatação de seus Sistema de Franquias,  com bastante critério, cuidado, de forma  abrangente  e com muita pesquisa. Além disto, você pode contar com a ajuda de especialistas em Franquias e consultoria que lhe darão todo o suporte e planejamento necessário.

Boa sorte!

Fabio T. Tonelli

Consultor em Franquias e Novos Negócios

Proprietário da Empresa Franquia Brasil gestão em negócios

3 comentários sobre “Franquia: desafio para Franqueadores e Franqueados por Fábio Tonelli

  1. Muitos tentam franquear sem uma formatação adequada,nunca conseguem um crescimento real e desejavel e vivem de apagar incendios.
    Uma boa consultoria alem de sanar este problema, da ao seu negocio a real dimensão que ele tem, esclarecendo seu verdadeiro potencial de mercado.

  2. Na atual posição de franqueado em um ramo de atividade, e partindo para ser franqueador em outro, posso atestar que o sistema de expansão por franquia pode possibilitar um rápido crescimento ao franqueador, por não demandar altos investimentos no crescimento da sua rede, em contrapartida, permite ao franqueado fazer parte de uma estrutura que já passou pelos percalços a que estão sujeitos os novos negócios, possibilitando uma maior segurança ao seu investimento.
    Porém, cuidados devem se tomados de ambas as partes. Para os franqueadores, devem-se precaver através de uma estruturação bem planejada, preferencialmente assessorados por profissionais especializados neste modelo de expansão, o que permitirá a criação de uma metodologia adequada de transferência de know-how ao futuro franqueado, dando-lhe o suporte necessário nas diversas áreas que envolvem a abertura e a manutenção do seu novo negócio.
    Para os candidatos a franqueados, além de se identificarem com a marca e o ramo do novo negócio, devem obter o máximo possível de informações sobre a empresa (marca) a que pretendem se integrar, como solidez, situação financeira e posicionamento no mercado.
    É óbvio que todo novo empreendimento tem o seu risco, porém está estatitiscamente provado que ingressar em um novo negócio como franqueado minimiza substancialmente este risco.

    Airton F. Joaquim

    iNet Informática e Tecnologia

  3. Caro Franqueador

    Nossa empresa tem expertise e ferramentas adequadas para o processo de localização de imóveis, na cidade de São Paulo e Baixada Santista.

    O objetivo é acelerar o processo de busca e a localização de pontos ideais para o seu negócio, proporcionando maior agilidade para o início das atividades do novo franqueado.

    A2 Jardins Negócios & Amigos Imobiliários, sediada à Rua Augusta 2709 cj 76 , Jardim América, São Paulo, SP, está à sua disposição para a prospecção de pontos comerciais adequados ao perfil da sua franquia para novos franqueados.

    http://www.a2jardins.com.br
    Tel 11 3081 2251

    Consultor Especializado
    Sérgio Debski
    Cel 11 7222 4404

Deixe um comentário