Esse é um instrumento fundamental no mundo dos negócios, pois por meio dele você pode abrir portas para novas oportunidades e soluções de problemas, porém muitas pessoas utilizam o network de forma completamente equivocada.
Fazer o networking é estabelecer uma rede de relacionamentos onde todos possam ganhar e se sentir úteis.
Já vi muita gente acreditar que para aumentar sua rede de contato deve participar de todo e qualquer grupo que for convidada, pois pode aparecer alguma oportunidade ou pessoa interessante.
Tenho amigos e conhecidos que sua agenda é formada apenas por reuniões dos grupos que participa: segunda – Associação dos Empresários, terça – Associação dos Voluntários, quarta – Associação dos Amigos do Bairro, quinta – Associação dos Pais Desesperados, sexta – Associação dos Amigos do Curso Técnico, sábado – Associação dos Jogadores de Futebol do Final de Semana e domingo – Associação dos Desempregados, afinal depois de tantos encontros, só resta no domingo encontrar esse pessoal para pensar no que fazer na segunda.
Ah! E nos períodos vagos, faz parte dos grupos virtuais (Orkut, Facebook, LinkedIn etc).
E para quê? Às vezes, pergunto para os participantes da AVRG (Associação dos Viciados em Reuniões de Grupos) porque gostam tanto desse tipo de coisa e pelas respostas percebi alguns sintomas.
1. Carência ou Super Proteção – são pessoas extremamente carentes que precisam estar com outras ou gostam de se sentir úteis em relação aos desamparados.
2. Autoconfiança baixa ou ego inflado – precisam perceber que outras pessoas têm tantos ou mais problemas que elas e isso é um grande alívio… ou então, precisam mostrar para ou outros o quanto é bom, têm poder, dinheiro e prestígio.
3. Fuga – fogem de seus problemas e lá, vão se deparar com problemas dos outros e esquecem dos seus (pelo menos por um tempo).
4. Odeiam sua casa – não gostam de casa… ou casaram com a pessoa errada ou os filhos são uns pestinhas.
5. Solidão – quem sabe encontra alguém para levar para casa.
O problema não é participar desses grupos, mas por que você quer participar? Por isso, a primeira coisa a fazer é buscar um foco, pensar em qual resultado deseja obter com esse gupo, pois vários benefícios existem, tais como:
-
Aprendizado
-
Troca de experiências
-
Troca de informações
-
Transformar a rede de contatos em uma rede de influência e proteção
-
Detectar talentos no mercado
-
Detectar novas oportunidades e ameaças
-
Gerar negócios
E o que você deve fazer para alimentar sua rede de contato?
-
Transmitir confiança
-
Ser cortês
-
Estar disponível
-
Ser transparente e verdadeiro
-
Gostar de pessoas
-
Manter a lista de contatos atualizada
-
Manter contato com as pessoas
-
Ensinar e estudar
-
Personalizar o contato
-
Conhecer seu interlocutor
Saiba construir uma verdadeira rede, caso contrário você pode virar um grande arroz de festa e seu passe não será tão valorizado!
Nem sempre é fácil manter contato com pessoas que já trabalhamos ou estudamos, acho que muda muito o foco quando fazemos algumas mudanças.
tenho muito que a prender com voces