Dan Millman é um jovem ginasta, cuja especialidade são as argolas. Ousado, arrogante, popular entre as garotas, rico, enfim, acredita que pode fazer tudo o que quiser em sua vida.
Porém, algo o angustia, fazendo perder noites e noites de sono até que encontra um homem misterioso que trabalha em um posto de gasolina a quem começa a chamar de Sócrates, pois pela forma como fala, parece um filósofo.
Dan apesar de se sentir atraído pelos ensinamentos de Sócrates, não quer seguir o que lhe é solicitado até que sofre um grave acidente que muda sua vida e até pode mudar a forma como você enxerga seu dia a dia.
Será que para mudarmos nossa vida, precisamos que algo muito sério aconteça?
Esse filme faz com que possamos refletir sobre isso, enquanto está tudo bem, Dan continua a desafiar o mundo, a fazer coisas sem pensar, arrisca-se pelo simples prazer da adrenalina.
Quantos empresários fazem a mesma coisa em suas empresas? Até que acontece uma quebra ou resultados muito ruins que os fazem parar para pensar e buscarem uma mudança.
No filme, Sócrates diz para Dan que “temos muito a aprender e muito para esquecer” e o que isso tem a ver com nosso mundo empresarial?
Muitos empresários ao invés de buscarem saídas para seus problemas, ficam cada vez mais imersos neles. Nesse momento, o passado só serve para verificarmos o que podemos aprender, mas o sofrimento por ele, nada adiantará. Devemos buscar sim, o aprendizado, pois ele é eterno, ele é o futuro que nunca acabará; enquanto o passado é finito, já acabou e não retornará. Por isso, sair dos problemas é buscar novas oportunidades, soluções para seu desenvolvimento.
Sócrates também diz que “conhecimento é saber fazer e sabedoria é fazer, agir”.
Em todos os treinamentos, nas expectativas, as pessoas, normalmente, dizem que vieram buscar conhecimento, porém quando começo a aprofundar suas expectativas, o que elas querem na realidade é aprender a fazer, isto é, chegar à sabedoria.
Os empresários sempre dizem que querem conhecer sobre financeiro, marketing, gestão, pessoas, mas na realidade, eles já conhecem tudo sobre esses aspectos por meio de livros, cursos etc. O grande problema é como colocar em prática o processo de execução nas empresas e a grande dica é: experimente, coloque a mão na massa, pratique, erre, conserte, refaça e nesse momento alcançará o que tanto deseja.
Quer um exemplo simples para isto? Qualquer pessoa “sabe” fazer um bolo, é só pegar uma receita e está tudo lá anotado, porém o verdadeiro aprendizado só se dará ao “fazer” o bolo, pois só nesse momento é que você verá como é quebrar os ovos, sentir a textura da farinha misturada ao leite, como é mexer a massa para não deixar nenhum “pelotinho” de farinha, como é acender um forno, untar uma assadeira e saber quando está pronto.
Enfim, há uma grande diferença entre saber fazer e fazer.
Em uma cena do filme, Sócrates convida Dan para conhecer um lugar maravilhoso e depois de horas de caminhada chegam ao topo de uma montanha que na visão de Dan não tem nada de maravilhoso e incomum e ele começa a reclamar. Sócrates diz para ele relembrar a caminhada, o quanto ele estava motivado em chegar, como falava com empolgação mesmo com o cansaço e as dificuldades. Nesse momento, Sócrates faz uma analogia com a vida, dizendo que “a felicidade é a jornada e não o destino”.
Quando pergunto qual o maior sonho das pessoas, normalmente, elas me dizem “SER FELIZ”, como se fosse um ponto de chegada e quando faço uma outra pergunta se isto quer dizer que elas não são felizes, ficam caladas e pensativas e respondem: “é claro que não… sou feliz!”.
A felicidade, enfim, não é um ponto final, mas uma eterna viagem, as pequenas e grandes coisas que acontecem em sua vida, as surpresas, as conquistas (não importa o tamanho), os erros, as derrotas, a superação, as pessoas que você encontra em seu caminho.
Por último, Sócrates diz que existem 3 regras básicas que devemos seguir:
1. Paradoxo – a vida é um mistério
2. Humor – aprender a rir de si mesmo
3. Mudança – tudo na vida muda
E aí, que tal descobrir todo os dias o mistério da vida, rir de seus tombos, de suas piadas, de seu jeito e mudar para ter resultados melhores em sua vida?
bom, eu estudo uma materia com o mone de psicomotricidade e tem tudo aver com o filme, pois psiqui quer dizer mente, motriicade corpo movimento essitir esse filme nessa aula achei uma axcelente filme adorei mesmoo r reecomendo, quem nao assitiu assitir .
eu adorei este filme vi ele no colegio joao paulo II e amei
amei vi na escola viuna correa prett
Nossa Amei o filme, e todos os meus elogios a Valeria que escreveu esse artigo… Ela consegui dar uma visão ainda melhor para o filme! Realmente, meus Parabéns
Obrigada, Beatriz!
Estou assintindo esse filme na escola, e estou gostando muito… Agora que li essse artigo, gostei mais ainda. Nesse artigo mostra uma visão diferente, de um jeito que quem ler ira entender. Parabens a Valéria, pois mostrou o significado do filme.
Oi, Priscila. Obrigada pelo comentário. Abraços
O filme mudou ainda mais o que eu buscava, respostas. E percebi que assim como o ” ser feliz ” elas seram infinitas..Com elas você aprende a aprender , a conseguir , a se questionar , e a buscar , acreditando em você e em que você pode.
Fiquei muito confuso após assistir o filme na escola..Cheguei em casa , assisti o resto do filme…E…Sem muito.
Queria assistir de novo , como se eu não soubesse , e digo que o quanto refleti durante o filme , vale com certeza muito mais a pena , do que a conclusão que cheguei agora.
Queria que alguém como Sócrates viesse conversar comigo também ^^
Estou confuso em relação à tudo!
Sou um momento…
Parabéns pelo site , em especial essa página.
Se comunicar-se cmg ficarei grato!