Ontem, comprei este livro e estou me deliciando em suas páginas, é claro, que em alguns momentos parece não ser ético algumas ações que o autor propõe, mas é questão de cada um avaliar e ponderar em relações a seus valores.
É muito divertido, conta histórias, ilustra com parábolas e citações e me fez refletir sobre muitas coisas que já vi acontecer no mundo empresarial e porque algumas pessoas conseguem atingir o que desejam e outras não.
O Poder é algo que ou se ama ou se odeia, mas necessária quando você está no mundo dos negócios, afinal “poder é a capacidade de conseguir que os outros façam o que você quer”.
Uma das leis que amei foi “Diga sempre menos do que o necessário”, pois acredito que muitas vezes, falamos mais do que o necessário, nos deixando desprotegidos e vulneráveis. Tem até uma história que retrata isso e que contarei abaixo:
Kondrati Rileiev, um dos líderes da insurreição no governo do czar Nicolau I, foi condenado à forca. Mas, a corda se rompeu e ele foi ao chão. Na época, essas ocorrências eram sinal da Providência divina e quem se salvasse da morte dessa forma costumava ser perdoado. Quando Rileiev se levantou, sujo e arranhado, mas acreditando que estava salvo, gritou para a multidão: “Estão vendo, na Rússia não sabem fazer nada direito, nem mesmo uma corda!”
Irritado, Nicolau I começou a assinar o perdão. Mas então o czar perguntou ao mensageiro: “Rileiev disse alguma coisa depois deste milagre?”. E o mensageiro respondeu o que Rileiev havia dito.
“Nesse caso”, disse o czar, “vamos provar o contrário”, e rasgou o perdão. No dia seguinte, Rileiev foi para a forca e desta vez, a corda não se rompeu.
E você, como tem utilizado seu poder?