Segundo o psicólogo David Mclelland, as pessoas são guiadas em sua vida por três necessidades ou motivos. Essa teoria ele chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou Medo.
As necessidades detectadas foram: Realização, Afiliação e Poder.
Todas as pessoas possuem traços de todas elas, porém sempre uma é a mais preponderante.
As pessoas que são motivadas pela Realização são aquelas que buscam construir algo desafiante e que seja importante para si, que traga uma completa realização, independente do que as outras pessoas possam achar. Normalmente, pessoas dessa base motivacional são as empreendedoras. Sempre buscam inovar, olham para o futuro, têm iniciativa e após uma nova conquista, estão em busca de outra. Não se deixam abalar pelos fracassos, são eternos aprendizes.
Seu grande medo, é a possibilidade de não construir algo de que se orgulhe; de acordar todos os dias sem ter um desafio que o faça ir atrás de novos conhecimentos, de cair em uma vida de rotina. Por isso, sua alta energia, muitas vezes torna seus relacionamentos difíceis, pois nem todas as pessoas conseguem acompanhar seu ritmo e não compreendem essa busca incessante pela construção.
As pessoas que são motivadas pela Afiliação são aquelas que precisam ser aceitas em grupos, na sociedade em que vivem. Precisam ser acolhidas, de se relacionarem afetuosamente com as outras pessoas. Tendem a seguir as regras que o grupo impõe para continuar a fazer parte dele.
Seu medo reside no fato de ficar sozinho se não fizer o que o grupo deseja. Por isso, muitas pessoas acabam vivendo uma vida dos outros e não a sua para se sentirem queridas e incluídas no meio. Precisam frequentar os locais que o grupo vai, comprar nas lojas que o grupo indica, ter os objetos que o grupo possui e isso gera um custo que alguns não têm condições de arcar.
Outras pessoas são motivadas pelo Poder e podemos dividi-las em dois subgrupos: as que são motivadas pela Persuasão e outras pela Autoestima.
As que são motivadas pela Persuasão são aquelas que precisam convencer as outras pessoas a fazer o que desejam. Adoram exercer sua influência para atingir seus objetivos, pois sabem que podem conseguir mais recursos utilizando outras pessoas.
Que fique bem claro que essas pessoas “utilizam” pessoas, isto é, as tornam úteis. Pessoas que “usam” pessoas podem até ter um sucesso no início, porém, ao longo do tempo, perderão sua credibilidade e consequentemente, seu poder.
Um grande exemplo, segundo estudiosos, é Madre Teresa de Calcutá. Ela tinha um objetivo muito claro que era ajudar os mais necessitados, sendo assim, construiu uma rede de relacionamentos com as pessoas mais influentes do mundo para conseguir recursos para sua causa.
Essa personagem quebra o paradigma do Poder que normalmente, é relacionado a políticos, governantes e também a algo obscuro, de corrupção e trapaças. Madre Teresa mostrou que podia utilizar o Poder para causas nobres.
As pessoas que são motivadas pela Autoestima são aquelas que precisam mostrar para os outros: o que são, onde chegaram, o que estão fazendo. Precisam se sentir importantes, desejam estar na capa de revistas, em jornais, enfim, querem estar em evidência.
O grande medo dessas pessoas é serem esquecidas, o que trará um grande sofrimento.
Ao trabalhar com pessoas ao longo de mais de 20 anos, percebo que essas bases podem ser o remédio para algumas e o veneno para outras. Seria bom se tivéssemos em equilíbrio essas bases, mas a realidade nos mostra que não é assim.
E você? Qual sua principal motivação? Quais seu medos? E principalmente, quais os resultados que está obtendo para sua vida?
Olá,
Sou da assessoria de imprensa da NewAge Software, desenvolvedora da
solução de gestão online Omie, voltada a pequenos e médios empresários.
(www.omie.com.br)
A companhia tem como causa defender e estimular o empreendedorismo no
Brasil, e por acreditar que seu blog e você também atuam em prol dessa
mesma causa, gostaria de iniciar um relacionamento que será pautado na
troca de informações sobre esse segmento e assuntos relacionados.
Inicialmente, queria presenteá-lo (a) com um pequeno brinde. Para tanto,
você poderia nos fornecer seu endereço, por favor?
Desde já, agradeço a confiança e me coloco à disposição para troca
de ideias, sugestões de pautas, fornecimento de dados etc.
Um abraço e Feliz 2013!
Tatiana Vasques – (11) 99107-8923