Mais um post sobre finanças do nosso parceiro TeuControle.com
Não adianta nada fazer um controle das finanças se você não explica à família o real motivo desse controle. Quando se faz o controle das finanças entre o casal da família fica mais simples, pois eles sabem como anda as finanças no dia a dia.
Passar esse comprometimento aos filhos que é o desafio, pois suas necessidades e valores sobre o dinheiro são diferentes de nós, pais. Um bom caminho para explicar finanças aos filhos é começar trabalhando a mesada, e o que é mesada?
![]() |
“É um valor acordado entre pais e filhos a ser entregue regularmente para que os filhos aprendam a lidar com dinheiro com uma certa independência” – neste caso ainda não é uma independência total. |
Para que os filhos entendam o valor do dinheiro, o ideal é começar o mais cedo possível, o educador financeiro Álvaro Modernell explica como pode ser este processo.
Este processo pode ser aplicado no TeuControle.com, utilizando como recurso – adicionar uma despesa com o nome “mesada” e utilizar repetir “semanalmente ou mensalmente”.
Olhe o quadro abaixo para ter der dicas e um parâmetro de periodicidade:
Outra dúvida frequente é: qual o valor deve ser dado? O importante é os pais terem a noção muito clara a respeito de suas condições financeiras, não se baseie pelo “coleguinha” da escola, é buscar uma média.
![]() |
Entenda que a mesada é um instrumento de educação financeira. Ela por si só não ensina nada, é preciso orientação dos pais. A utilização do TeuControle.com vai te ajudar criando “perfis” na aba Configurações – Criar Perfil. |
É explicar que se ele (criança/ adolescente) quer comprar algo e custa mais caro do que ele recebe de mesada, precisa juntar 2 ou 3 mesadas para adquirir, pode ensinar a pedir descontos com pagamento à vista, comparar preços (pesquisas de mercado).
Devemos manter o compromisso como pais de comprar o lanche da escola, pois se utilizarmos a mesada para a compra do lanche pode ocorrer o risco de que a criança troque o lanche pelo dinheiro. É o mesmo caso na adolescência, manter a compra de roupas, sapatos e cursos como prioridade dentro do orçamento da família sem comprometer a mesada, mas se quiser comprar algo que foge ao orçamento familiar, aí sim deve-se utilizar a mesada como recurso.
![]() |
Uma outra forma de melhorar a mesada é estimular o empreendedorismo da criança/ adolescente, desenvolver uma atividade que gere renda. Se a criança/ adolescente tem alguma habilidade artística pode ensinar alguém ou produzir para vender. Sempre com orientação dos pais. |
Nunca compre notas escolares! Se tirou boas notas o valor permanece o mesmo, se as notas não estão boas, limite-se apenas a monitorar os gastos, a mesada será mantida.
Estimule a criança/ adolescente a poupar no mínimo 20% da mesada. Mantenha uma regra clara sobre o que você irá pagar e o que irá sair da mesada dele.
Uma outra dica importante: se você vai dar R$ 100,00, dê R$ 50,00, a escassez ensina mais do que a abundância! É mais fácil equilibrar a mesada para cima do que para baixo.
Educação financeira se baseia em “quando tem o dinheiro disponível, pode-se consumir, mas sem perder a responsabilidade, quando não tem é preciso esperar e juntar para conseguir o que quer”.
Acesse TeuControle.com e tenha uma saúde financeira estável, porque é “você, no controle das suas finanças”.
Se gostou das dicas compartilhe nas suas redes sociais. Abraços e até o próximo post.
Equipe TeuControle.com